Ir para:    página inicial    |    conteúdo página    |    pesquisa 

Não dar espaço aos pensamentos negativos ...

[ 04/11/2005 ]

No mundo dos pensamentos que temos, damos espaço frequentemente aos pensamentos negativos, já que os pensamentos positivos ou construtivos são uma ínfima parte do nosso quotidiano.

O espaço que reservamos aos pensamentos negativos é enorme, sendo proporcional ao tempo livre, ou seja, ao tempo em que não estamos ocupados, ou profissionalmente, ou com hobbies ou mesmo em relações interpessoais.

O problema é o tempo livre, o tempo em que o próprio tempo passa por nós e nos invade.

Nessa altura, o que fazemos habitualmente é pensar; pensar na vida, pensar que não gostam de nós, pensamos que erramos, pensar que a nossa vida não tem significado, pensar que temos azar e os outros é que têm sorte....pensamentos negativos, que crescem sem cessar, como uma bola de neve a deslizar do alto da montanha.

E os pensamentos negativos resultam essencialmente de falta de auto estima, de medo, e permitirmos que os pensamentos negativos corram como um rio.

E esse rio de pensamentos negativos tem que ser travado, têm que ser bloqueados antes de provocarem um estado grande de ansiedade.

A SOLUÇÃO passará por um aumento da auto estima, o combate ao medo e, muito importante, não dar espaço aos pensamentos negativos. Ocupar o espaço com o próprio tempo. Combater o tempo com o tempo, ou seja preenchê-lo totalmente. Ocupar o tempo com actividade profissional ou de outro tipo. Preencher o tempo! Ou seja não dar espaço aos pensamentos negativos.

E, sempre que surgirem esses pensamentos negativos, não os deixar crescer...e isso pode ser feito com auto afirmações, como por exemplo: pensamento negativo, és mau, mau. Varre, varre, para bem longe de mim...! Combater os pensamentos negativos assim que aparecerem com auto afirmações....é um passo mais para vivermos todos os momentos intensamente...

 

Voltar