Ir para:    página inicial    |    conteúdo página    |    pesquisa 

Amor ou Posse?

[ 11/12/2005 ]

O ser humano quer amar, deseja amar e ser amado, ardentemente, de forma sincera, total e fiel. Porque o amor é bom, porque o amor é o motor da vida, porque sem amor a vida deixa de ter sentido.
Amor em geral, amor família e amor passional.

Mas se o amor é único, é a solução, é o caminho....então porque continuamos a não ser felizes? Porque continuamos a querer algo mais, sempre mais, porque continuamos a não saber verdadeiramente o que é o amor? Porque continuamos a não sentir verdadeiramente o amor, o sentimento, a sensação?

Talvez porque não saibamos amar; talvez porque confundamos o amor com posse; talvez porque desconfiamos sempre; talvez porque confundamos amor com dependência; talvez porque tenhamos medo.

No instinto de sobrevivência, no fenómeno do medo, encontramos o alicerce da questão: o ser humano, de modo inato, quer possuir, até o próprio amor; até o próprio objecto do amor.

E isto porque tem medo de perder!

Será o instinto de sobrevivência?

Na natureza, vencer ou ser vencido!

Viver através da posse; possuir para viver. E, no entanto, quem vive aprisionado? Quem vive condicionado pelo medo contínuo de perder?

A ave, dentro da gaiola, não tem alegria; o seu canto não tem o brilho, o vigor, a felicidade duma ave livre...

Porque razão queremos aprisionar o amor?

Porque não acreditamos em nós, nem no amor?

Porque razão quando amamos, queremos possuir? E, possuindo, não queremos perder!

Basicamente, não queremos perder!

Basicamente, não confiamos em nós!

Basicamente, temos medo de ficar sós!

O ser humano foge continuamente de estar só; é um medo enorme da solidão! Porque não gostamos de nós, porque estamos continuamente à espera que o outro alguém nos traga a felicidade.

Ou será porque o ser humano foi criado para não estar só! Não conseguimos estar sós, porque fomos programados para dar: dar e receber! E estando só, não sabemos dar a nós próprios!

No fundo, o querer possuir, o ser nosso é uma limitação da felicidade, porque gera ciúme, desconfiança, conflitos e discussões.

O amor nunca poderá florescer, se estiver enclausurado. É como uma flor numa jaula, que dificilmente crescerá, porque não há espaço para a criatividade, nem espaço para o próprio crescimento.

E, sem crescer, tudo pára e morre. Até o amor!

 

Voltar