Ir para:    página inicial    |    conteúdo página    |    pesquisa 

A Felicidade não é um lugar ...

[ 24/01/2006 ]

A felicidade não é um lugar para onde se vai, mas um estado interior que se cria.
A felicidade não se adquire; está na atitude que temos face aos acontecimentos do dia a dia.
A forma como nos contemplamos a nós próprios e como contemplamos os outros vai determinar a maneira como pensamos e como sentimos. E isso vai condicionar a paz interior e a serenidade, elementos indispensáveis na mochila do caminhante da felicidade.
Só podemos estar bem com os outros se estivermos bem connosco próprios. E é aí, exactamente, que começa a busca e o caminho: DENTRO DE TI!
a felicidade não é uma meta que se atinja; a felicidade é a meta por si mesma!
Em cada momento da vida encontramos sempre algo de novo: há sempre oportunidades e, também, obstáculos.
Esse elemento novo condiciona decisões, umas simples e sem importância de maior, mas outras, fundamentais, que impliquem muitas vezes mudar a trajectória do nosso caminho em 180 graus.
Nunca é demasiado tarde para mudar!
Nunca é demasiado tarde para acordar!
Nunca é demasiado tarde para perdoar!
Nunca é demasiado tarde para corrigirmos os erros!
Nunca é demasiado tarde para voltar a começar!
No fundo, a vida é uma escola, espiritual e material. Estamos continuadamente a aprender; estamos frequentemente a errar!
O segredo da felicidade está em aprender e voltar a aprender! O segredo da felicidade é uma procura da perfeição, no sentido duma melhoria como ser humano!
Só limando as arestas dos nossos defeitos e cultivando as qualidades do Bem (tolerância, generosidade, paciência, bondade, compreensão, humildade) poderemos caminhar com paz interior na mochila.
Temos tanto cultivo a fazer no nosso Eu interior, que não temos tempo a perder com julgar e criticar os outros.
A vida dos outros não nos pertence; nem somos nós os juízes do Bem!
E quem desperdiça o tempo com a coscuvilhice alheia, não tem tempo para trabalhar o Eu interior e perder a oportunidade de encher a nossa mochila com paz interior.
Por outro lado, o trabalho interior que efectuarmos vai permitir-nos aguentar os solavancos do meio exterior. Não podemos permitir que a nossa paz interior esteja condicionada aos tais factores externos.
A paz interior tem que estar sustentada em bases sólidas e estruturadas para não ceder ás agressões do meio exterior.
A felicidade é, acima de tudo, um trabalho constante do EU interior, no sentido de melhorar, dia após dia, momento após momento.

 

Voltar