Ir para:    página inicial    |    conteúdo página    |    pesquisa 

Porque acordam as pessoas? ...

[ 09/08/2006 ]

Penso que, na nossa caminhada, que é a vida, vamos encontrar a dada altura, um cruzamento em que teremos necessariamente que parar e reflectir. Esse momento é um momento de interrogação, um momento em que nos questionamos…

Existe uma placa que acende intermitentemente e nos diz: a felicidade é isto ou algo, muito mais?

A felicidade que nos apresenta a Sociedade e a Realidade é uma felicidade baseada em momentos de felicidade, mais ou menos importantes, mais ou menos intensos, mas que estão assentes num terreno instável, que não é mais do que um Ego alimentado pelo eu exterior unicamente. Apenas a superficialidade e o materialismo imposto e fornecido pela Sociedade alimentam esse Ego. Apenas existe o dar baseado numa troca directa com o receber. Não há o dar espontâneo baseado num Eu interior alimentado pelo amor e pelo  desejo de ajudar os outros.

Todas as personalidades que atingiram um maior grau de evolução como seres humanos, a chamada iluminação descrita por alguns pensadores, atingiram um patamar em que o ego foi neutralizado em prol duma entrega aos outros, no fundo, o cultivo do amor em geral, distribuído porque existe nessas pessoas em excesso. Foi cultivado no Eu interior e o resultado foi uma sementeira no mundo.

Portanto,  a sociedade impregna e cria um modelo de comportamento que necessariamente nos leva ao tal cruzamento: A FELICIDADE É ISTO....OU ALGO MAIS!

É esta interrogação que nos leva a acordar ou não..... A maioria, a grande maioria das pessoas, não acordará nunca! Para elas a vida é aquilo e só aquilo! Encolhem os ombros e deixam-se viver! Um dia perceberão que nunca foram felizes....Um dia perceberão que as escolhas que fizeram nunca os preencheram, nunca lhes deram a felicidade que procuravam...

Alguns, muito poucos, perceberão que há outro caminho, um caminho onde o amor e a entrega aos outros serão determinantes....um caminho que preenche, em que sentimos que vale a pena viver e sentir a beleza de viver momento a momento...um caminho, onde caminhar é a própria felicidade! Esses acordaram.....

Ao acordar, percebemos que há um trabalho no Eu interior, quotidiano, e constante. Aí percebem que só se pode dar aos outros, quando se tem para dar! Quem não tem amor no Eu interior, não tem nada para dar aos outros no Eu exterior.    

 

Voltar