Ir para:    página inicial    |    conteúdo página    |    pesquisa 

Retinopatia Diabética

O QUE É A RETINOPATIA DIABÉTICA?

- É uma complicação ocular da Diabetes Mellitus. É de carácter progressivo, habitualmente.

QUAL É O PERIGO DA RETINOPATIA DIABETICA?

- É grave! É potencialmente grave, mas tem solução! No entanto, ainda é, hoje em dia, a principal causa de cegueira entre os 30 e os 60 anos de idade.

COMO SURGE A RETINOPATIA DIABETICA?

- Devido á hiperglicemia prolongada, ocorrem alterações na circulação sanguínea retiniana. Os vasos sanguíneos podem comparar-se a mangueiras. E estas mangueiras podem ficar entupidas e sofrer furinhos, por onde extravasa a agua. É exactamente o que ocorre nos vasos sanguíneos da retina. Por um lado, oclusão dos capilares retinianos (levando a redução do fluxo sanguíneo nos capilares retinianos e consequente isquémia) e extravasamento de sangue e gordura para a retina, por perda da função de barreira.

QUAIS SÃO OS FACTORES DE RISCO DA RETINOPATIA DIABETICA?

- A retinopatia diabética é uma afecção de causa multifactorial. Os factores de risco que aumentam a probabilidade  de retinopatia diabética são:

*idade (é rara antes da puberdade)

*raça (maior incidência na raça negra)

*genética(4% maior risco se uma familiar tiver retinopatia diabética)

*duração da diabetes ( uma duração de diabetes superior a 16 anos, aumenta imenso o risco de retinopatia diabética. Quanto maior a duração da doença, maior é o risco de retinopatia diabética)

*controle metabólico (quanto maior é o descontrole metabólico, maior é o risco de retinopatia diabética )

*factores oculares (os doentes portadores de miopia têm uma menor incidência de retinopatia diabética).

*factores sistémicos (Os doentes portadores de anemia, nefropatia e neuropatia autónoma têm uma risco maior de aparecimento de retinopatia diabética).

* factores diversos ( o tabagismo e a gravidez aumentam o risco de aparecimento e evolução da retinopatia diabética).

QUAL É A SINTOMATOLOGIA DA RETINOPATIA DIABÉTICA?

- Não tem, na fase inicial, o que justifica a necessidade de exames periódicos e vigilância oftalmológica em doentes com diabetes mellitus.

QUAIS SÃO AS FASES DA RETINOPATIA DIABÉTICA?

- Há 3 fases ( retinopatia diabética fundo (presença de hemorragias retina, exsudados duros, que são lesões amareladas e outras alterações), retinopatia preproliferativa (presença de áreas extensas de isquemia na retina ) e a retinopatia diabética proliferativa (presença de vasos anómalos, que sangram com facilidade – neovasos. São vasos anómalos criados pelo corpo humano, no sentido de tentar colmatar as áreas de isquemia da retina )

COMO SE TRATA A RETINOPATIA DIABÉTICA?

- O tratamento mais importante é a fotocoagulação laser da retina, conjuntamente com o melhor controle metabólico da diabetes, Aquando da ocorrência de hemovitreo (sangue no vítreo ) ou membranas pré-retinianas, poderá efectuar-se uma cirurgia intraocular, chamada Vitrectomia. Recentemente, em situação de edema macular, resistente ao tratamento laser, ou em situações de Retinopatia diabética proliferativa, poderá efectuar-se a injecção intravítrea de substâncias antiangiogénicas.

COMO SE PODE FAZER A PREVENÇÃO DA RETINOPATIA DIABÉTICA?

- É fundamental! É importante!

* Controle metabólico! Controle metabólico! O doente deverá tentar que o seu valor de glicemia seja regularmente inferior a 160 mg/dl. Igualmente a realização da analise -hemoglobina glicosilada, que reflecte o controle metabólico nos 3 meses anteriores.

* Exercício físico regular. Andar! Andar todos os dias.

* Prevenir e controlar algumas patologias que influenciam desfavoravelmente a retinopatia diabética, como: a anemia, o dislipidemia, nefropatia…..

* Evitar o tabagismo

* Exame oftalmológico regular, em casos ligeiros, anuais, e em casos mais graves, de 3 em 3 meses.

 

Voltar