Ir para:    página inicial    |    conteúdo página    |    pesquisa 

O Palhaço Esquecido

Era uma vez um palhaço chamado João, que vivia numa aldeia muito pequena, chamada Longa Vida .

 Depois de uma longa vida…estava agora muito velho e cheio de rugas. Encontrava-se sem dinheiro e na miséria .Andava sempre com a mesma roupa, quer em dias de festa, quer nos outros dias….Só tinha aquelas roupas, que lhe tinham dado…E as roupas novas custavam muito dinheiro, que ele não tinha….

A aldeia tinha poucos habitantes e todos gostavam muito do palhaço João. Davam-lhe imensas coisas…

Todos os dias, de manhãzinha, passava pela loja do senhor Zé da Horta , para comprar os alimentos de que precisava. Só com muito custo os podia comprar, pois ele era muito pobre..

Á tarde, encontrava-se sempre com os seus amiguinhos no banco do jardim da praça e contava-lhes muitas histórias . Falava-lhes sobre a sua vida no circo, quando era mais novo….da sua fama, da sua alegria e também das cidades por onde viajara, das suas atracções, dos seus costumes, das suas pessoas e hábitos….Todos os dias contava uma história diferente….mas continuava sempre a encantar a pequenada e os mais velhos….

As crianças ouviam-no atentamente e ficavam agradecidas por terem um amigo que lhes contava histórias tão bonitas….

A vida do palhaço João fora de casa…era muito alegre, porque ele se sentia contente por fazer as crianças felizes….Ver o sorriso nas suas caras era o lema da sua vida…

Em casa, porém, a vida dele era muito diferente. Sentia-se triste, muito triste, pois estava sempre só….ou melhor, estava apenas com ele próprio…Não tinha família…

A vida dele sempre fora assim, até que um dia …adoeceu…

O palhaço João não mais foi aos encontros para contar as suas histórias….

Os seus amiguinhos sentiam-se tristes….faltava-lhes a alegria nos sorrisos e decidiram pedir aos pais para ir ver o palhaço João….e se ele precisava de ajuda…

Mas….a situação do palhaço João..ainda piorou mais…Por esse altura chegou uma informação á aldeia de que ,numa grande cidade a norte daquela aldeia, tinham morrido muitas pessoas com uma doença grave e desconhecida….

E então…..mesmo sem conhecer a doença do palhaço João, os pais das crianças ficaram com medo…e decidiram afastar os seus filhos da casa do palhaço. Ninguém apareceu para ajudar o palhaço João….

A febre estava muito alta…e o palhaço não tinha ninguém que o ajudasse…Ele vivia os dias ,doente, triste e só….

Um dia, o palhaço João acordou já tarde e sentiu-se sem forças…..Chamou ….gritou, pediu ajuda…….e ninguém apareceu….

Á tarde ele morreu…..

Alguns dias depois da morte do palhaço João, passou pela aldeia um músico. Este, ao ouvir a história, ficou admirado com a mentiras sobre a tal doença, pois ele vinha de lá e nunca ouve lá alguma doença grave…..

Escandalizado pela maldade das pessoas , o músico fez uma canção , com um poema dedicado ao palhaço João :

Palhaço que chora,

palhaço que ri,

caminhamos juntos

pelo mundo fora!....

O Mundo esquece-o

enquanto homem

e volta a lembrá-lo

quando cora de riso….

Num Mundo esquecido

um dia não há riso,

porque o tempo mudou

o riso em tristeza….

Choramos agora

o peso do mundo

em não permitir

o amor profundo!....

 

Voltar